quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Pra esta semana eu resolvi começar o tópico com os comentários do Fernando (da comunidade "Renault Laguna" do Orkut) pois eu acho que são muito válidos e ajudam a entender um pouco mais a respeito do assunto:

“Na época dos carburadores, aconteciam duas coisas: 1ª era a componente oxigênio e a segunda era a liga: antimônio usada na peça, ou algo que fosse usado pela antiga solex.

Depois, passaram a tratar os carburadores, porque ficavam oxidados com o álcool. Daí a grande diferença: Quem disse que há oxigênio num sistema pressurizado de injeção eletrônica calibrado em 3 a 6 bar's de pressão, de acordo com a necessidade de cada veículo?

Se vc não tem oxigênio, vc não tem como ter oxidação.

Outro ponto importante é que o sistema de combustível do Laguna é feito em plástico, bem como o seu tanque. O que pode oxidar é o tanque, porque nele sim há oxigênio em sua parte superior, mas até nisso o Laguna ajuda.

A única precaução a ser tomada é em relação aos lubrificantes usados. Não usar óleos genéricos no carro. Para evitar problemas, recomendo sempre o uso de aditivos no óleo, algo como 1/3 de similar STP por troca. Sendo recomendado utilizar um bom Óleo Lubrax SH, Castrol (extremamente detergente) ou um bom Helix resolvem o problema todo...”


Em relação ao meu Laguna o tenho percebido que o motor parece trabalhar mais seco do que quando abastecia somente com gasolina, porém até agora a unica diferença mesmo foi no consumo, pois meu carro esta gastando bem mais!
Até o fim de semana ou abastecer e fazer as contas se realmente vale a pena!