sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Apesar de não ter sido uma semana completa já deu pra ter algumas impressões a respeito do comportamento do carro. Inicialmente o consumo aumentou e a performance caiu.

Nesta primeira parte do meu teste já percorri 230 KM. Fui de campinas à São Paulo na quarta - feira e pude apertar o pé um pouco mais na bandeirantes. Até agora o carro continua sem apresentar qualquer barulho ou falha no motor. Porém pude perceber que, na estrada principalmente, ele ficou mais lento quando se faz uma retomada de marcha. Esta lentidão segundo um amigo (aquele que coloca alcool no Civic) acontece porque o sistema de controle da injeção precisa se adaptar à nova composição de combustível no carro. Não sei se é realmente isto ( e se estiver algum entendido lendo essa "maluquice" por favor faça as devidas correções) apenas consigo dizer que nas retomadas senti o carro bem mais mole.

Outro ponto importante para o teste, foi que o consumo aumentou! Apesar de não ter feito o cálculo de quanto consumiu, ja deu pra perceber que o carro ficou mais beberrão. Acredito que isto tenha 2 motivos: primeiro porque eu me empolguei e andei a velocidades um pouco altas e segundo por ser natural o maior consumo em carros com álcool!

Nas próximas semanas vou continuar com o teste e daqui a mais ou menos uma semana trarei novas percepções sobre meu Laguna Flex!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O assunto é um tanto polêmico uma vez que boa parte dos mecânicos defende a idéia de que o álcool seria prejudicial por ser muito mais corrosivo do que a gasolina, porem há uma outra vertente que defende que mesmo sendo mais corrisivo os motores importados têm uma boa aceitação devido aos seus componentes de melhor qualidade. Porém existem casos de pessoas que usam 100% de álcool sem ter qualquer problema. Eu mesmo viajei com um amigo em um Civic, já do modelo novo, à gasolina com o tanque quase cheio de álcool. Fizemos o percursos Ribeirão Preto - Campinas sem sentir qualquer diferença.

Depois de conversar com algumas pessoas fiquei sabendo que se a mudança for gradual o próprio sistema de injeção eletrônica do carro vai se ajustar para o novo combustível.

Enfim, depois de ler muito a respeito e não chegar a conclusão nenhuma resolvi "pagar pra ver" o que acontece se eu rodar com alcool no meu Laguna.

Iniciei o teste colocando 70% de gasolina e 30% de álcool no tanque e adotei como quesitos de avaliação: Consumo, desempenho percebido, eventuais problemas durante o teste. Agora é rodar com o carro e ver o que acontece.