quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Vai uma roda nova ai??

Alguns dias atrás li na comunidade do Orkut sobre o Renault Laguna um comentário sobre a dificuldade em trocar as rodas do carro por um modelo maior e ou diferente do modelo original do carro!
O Renault Laguna com motor Volvo N7Q se utiliza de rodas com 5 furos que até então seriam bem normais se não fosse a distância entre os furos. Como padrão para alguns carros de maior performance, algumas montadoras européias se utilizam da furação de 108mm (Distância entre um furo e outro) que ajuda a dar uma maior firmeza nas rodas, garantindo assim uma melhor performance e maior segurança no carro!
O único problema é que no Brasil o padrão normalmente utilizado é de 110mm! Esta pequena diferença pode até parecer um tanto quanto boba, mas a utilização de uma roda com furação diferente pode forçar demais os parafusos e resultar na quebra, bem como em problemas no cubo da roda!!
Mas isto não significa que para trocar as rodas do seu Laguna você vai ter que fazer uma gambiarra ou forçar alguns parafusos. Apesar do pouco retorno (apenas da TSW) fiz uma pesquisa e descobri que rodas com padrão 108mm pode ser encomendadas a um preço acessível!
Os modelos abaixo estão disponíveis no padrão utilizado pelo Laguna nos tamanhos 17, 18 e 19" dependendo do modelo:
Porém se você esta pensando em trocar as rodas do seu Laguna, lembre-se de guardar as rodas originais, pois além de serem praticamente exclusivas do carro são uma raridade!!