quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Active Drive Chassis

Criando uma impressionante digiribilidade o Active Drive chassis da Renault é um sistema que permite que as quatro rodas do carro sejam giradas quando se faz uma curva. Funcionando em velocidades inferiores a 60k/h, as rodas traseiras irão virar na direcção oposta às rodas dianteiras, até um ângulo de 3,5 °. Este sistema traz 2 vantagens: uma curvas com menor círculo e maior facilidade de manobra, pois o volante passa a trabalhar em ângulos menores. Isso representa um ângulo de curvas (10,80 metros (18 pol com pneus) em vez de 12.05m). Esta redução reflete em uma digiribilidade melhor, com mais conforto e segurança.

O Sistema conta ainda com o ESC (Electronic Stability Control), um sistema especialmente desenvolvido para controlar a tração do carro, garantindo mais estabilidade e melhor pegada ao se dirigir em modo esportivo.

Desenvolvido em conjunto pela Renault e Renault Sport Technologies, o Active Drive conta ainda com um controle electrônico do veículo. Um sensor sobre a coluna de direção envia o ângulo do volante para o controle da unidade 4WD, localizada no eixo traseiro. A unidade também coleta infrmações sobre a velocidade do veículo e o sistema de ABS. De acordo com os ângulos apresentados pelo volante que o sistema define o estilo de condução do veiculo. Todos estes parâmetros são analisados para determinar a movimentação necessária das rodas traseiras, que é feita por meio de um motor elétrico sobre o eixo traseiro. Comportamento dinâmico do veículo é precisamente modelado para definir ao veículo uma trajetória ideal em cada instante, em função do perfil de condução e da situação real do veículo.