sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Laguna Turbinado!!

Bom dia pessoal! Primeiramente gostaria de lhes pedir desculpas pela demora enorme na atualização do blog, mas com a mudança de cidade fiquei um pouco “ausente”. Porém estou de volta e acredito que a partir de agora conseguirei voltar a atualizar semanalmente o blog.


Esta semana achei interessante postar um email que recebi do Fábio, que participa da comunidade do Orkut sobre o Renault Laguna.


Sei que o assunto é um tanto quanto polêmico, pois existem várias correntes de pensamento entre os proprietários de Laguna, mas por outro lado achei importante divulgar a experiência do Fábio, pois mesmo pra aqueles que acreditam que o carro deve ser original, vale a pena esta troca de informações e experiências.


A história do Fábio com o Laguna começou quando ele comprou o carro do chefe dele “... eu comprei o Laguna do meu chefe, (único dono) ele estava na garagem a cerca de dois anos, coberto por uma lona.” No carro foi feita uma retifica completa do motor, sem a necessidade de trocar muitas peças. “Ele tem o motor do volvo 2.0 16v ( ano 98). Mas a oficina que eu fiz o trabalho Romanos Car, é especializada em turbos e aspirados de carros importados. Então conversando com o dono resolvi turbinar. A primeira coisa que ele disse foi você é louco, turbinar um carro que já tem 148cv originais " Neste processo todo o maior problema, segundo o Fábio, foi achar espaço, pois o motor do laguna é enorme e não sobra espaço. “Por cima do motor seria impossível, pensamos em tirar o ar condicionado, mas eu não quis e depois de um mês pensando onde colocar decidimos colocar a turbina entre a coluna esquerda do amortecedor e o bloco do motor.”



Depois de instalado o problema foi a pressão, porque mesmo o Laguna já sendo um carro preparado para correr, ele não agüenta uma turbina modelo KKK. “Sentimos isso na pele logo depois de montado, o carro era praticamente impossível de parar, sem falar que acelerar tudo em primeira marcha ou segunda marcha, você não sai do lugar e só queimava pneu. Por isso abaixamos a pressão, que hoje tem aproximadamente 220v.” No dinamômetro o Laguna do Fábio alcançou a velocidade de 260km/h real, algo digno de um carro de pistas de corrida.


Pra poder segurar o carro foi necessário ainda preparar freios e suspensão, porém tudo sem perder as características originais do carro “A única coisa que muda nele para um original é o escapamento, porque tem que ser direto”. Essa mudança produziu um som mais esportivo e claro inconfundível quando se acelera acima de 3.000 giros e a turbina começa a funcionar.


Em relação ao consumo, uma dúvida que fica na cabeça de todos com certeza, o Fábio relata que o Laguna dele faz de 5 a 7km/l. Nada mal!

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